terça-feira, 17 de maio de 2011

Receita para ser rico em 2 passos

  1. Arranja 1 milhão de euros.
  2. Se não fores suficientemente estúpido só precisas do passo 1.
Eu sei, o primeiro passo é complicado, mas 1 milhão de euros é até exagerado. Foi mais pelo número redondo. Vai sempre depender do que cada um considera ser rico. Mas a ideia que quero veicular é que ter dinheiro facilita imenso a 'produção' de mais dinheiro, mas não significa necessariamente que se produz alguma coisa e, mais importante, nem sequer é uma medida do que se produziu. Uns herdam, outros roubam, outros ainda especulam, e só depois então, há os que produzem.

O dinheiro, interpretações menos próprias à parte, é como uma espécie de lubrificante: se tens muito pouco, o atrito é grande e a vida não anda. Se tens muito, a vida escorrega maravilhosamente e todos te oferecem maneira de a lubrificares ainda mais.

Resumindo, está tudo ao contrário: é difícil arranjar mais algum quando se tem pouco, mas é muito fácil multiplicá-lo quando se tem muito, e em larga medida independentemente dos esforços envidados.

Se não for o Estado a arbitrar de forma justa esta contenda milenar entre os que pouco têm e os que facilmente multiplicam o muito que possuem, não esperem que sejam estes últimos a fazê-lo. Esta é uma das razões porque os impostos progressivos sobre os rendimentos fazem sentido. Basicamente, causam atrito aos que têm lubrificante para dar e vender.

Sem comentários:

Enviar um comentário